Diferença entre Umectação Capilar e Hidratação
Hidratação e umectação são dois passos importantes para manter nossos cabelos saudáveis. Mas, muitas vezes, tendemos a usar esses termos de maneira errada, porque cada um tem uma maneira diferente de agir, embora o objetivo seja o mesmo: levar água aos cabelos.
O que é Umectação: é quando é criada uma barreira protetora que não permite que a água depositada nos nossos cabelos evapore e, por sua vez, também absorve água do ambiente e a transporta para nossos cabelos.
Hidratação: é conseguida com produtos à base de água ou com a própria água. Isso é responsável por levar a água necessária ao nosso cabelo.
Como podemos ver ambos são benéficos, mas devemos saber como combiná-los para não maltratar nossos cabelos.
Quando hidratar, leve em conta que a água que depositamos irá evaporar se não a selar com algum umectante. Assim como umectar, devemos saber que se o cabelo não tiver água para selar, então o umectante irá remover a água do nosso cabelo ou tentar absorvê-lo do meio ambiente e isso pode não ser suficiente. É por isso que muitas vezes depois de aplicar um óleo, sentimos o nosso cabelo tostado.
Se aplicarmos um óleo, que são, por natureza, umectantes, irá tentar selar a hidratação do nosso cabelo, mas se o cabelo não for hidratado adequadamente, o que ele vai fazer é secá-lo e parecer tostado.
Uma maneira rápida de obter hidratação e umectar ao mesmo tempo é aplicar os óleos no cabelo quando ele ainda estiver úmido, ou umidifica-lo com água.
Também podemos fazer o mesmo depois de aplicar um condicionador sem enxágue (leave-in) que seja à base de água e logo depois sela-lo. A quantidade a usar de cada produto é sempre a opção que achar necessário, depende da quantidade e espessura do cabelo, mas devemos cuidar para que todo o cabelo fique igualmente coberto.
De que meu cabelo precisa? Umectação ou hidratação?
Quando vamos comprar nosso shampoo e condicionador, a primeira coisa que notamos é o que esta escrito na embalagem se é usado para nutrição ou umectação do cabelo. Mas o que isso significa? Qual dos dois é o que nosso cabelo precisa? Para definir qual deles é necessário, devemos primeiro identificar o dano nele.
É recomendado que, quando o seu cabelo for normal para secar, não tenha sido submetido a tintura, ou a qualquer processo químico, será necessário hidratá-lo.
Como sabemos que a umectação está faltando?
Quando há excesso de nós, parece opaco, embaraça facilmente, mas ao tensionar uma mecha, os fios não se quebram.
Para resolver a falta de umectação, o ideal é também usar um produto rico em água que melhore a hidratação, preenchendo o fio de cabelo, tornando o cabelo mais brilhante e mais suave. A hidratação é necessária a cada semana, porque o cabelo é uma fibra microscópica que absorve a umidade facilmente.
Quando devemos umectar nosso cabelo?
Se o seu cabelo sofreu descolorações, foi maltratado, parece fraco, quebradiço. Nesses casos a umectação é muitas vezes necessária pois, o cabelo perde força e resistência e, se não cuidarmos como deveria, ele rompe e quebra da raiz as pontas.
Se este é o seu caso, invista nos óleos e alimente o seu cabelo com produtos que contenham nutrientes, antioxidantes e minerais, desta forma, irá fortalecer e repor a sua vitalidade. Então comece agora a umectação capilar, para dar ao seu cabelo o que ele realmente precisa.
Umectação Capilar
Cabelo seco, opaco, sem vida ou movimento, é provável que precise de umectação.
O cabelo, assim como para a pele, deve estar em perfeito equilíbrio entre hidratação e umectação, o segundo é simples se você permitir que seu cabelo regenere seu próprio umectante de forma natural, mas a grande maioria das pessoas não o permite, por usar Shampoos abrasivos, coloração constante, não aplicar condicionador ou secá-lo e usar ferramentas de modelagem a quente diariamente.
Se você acha que o dano é irreparável e você deve cortar, não se desespere pois, nem sempre é assim. Às vezes você só precisa de um elixir milagroso que você pode até ter na prateleira de sua cozinha, trata-se dos óleos de cabelo, que devem ser de origem vegetal e que você acha na cozinha, como abacate, azeite de oliva ou óleo de coco ou óleos especializados para beleza capilar, que além do óleo vegetal, contêm proteínas que enriquecem e nutrem cada fibra capilar de seus cabelos danificados.
Se você tem receio de aplicar óleo diretamente no cabelo, não tenha medo, se você aplicá-lo corretamente não haverá nenhum problema, basta escolher as suas necessidades com base nas seguintes características:
Cabelo oleoso ou misto: Escolha óleos à base de jojoba, óleo de rícino ou coco, se eles também têm ervas como alecrim, urtiga ou sálvia, eles também ajudam com o excesso de sebo no couro cabeludo.
Cabelos normal a secos: Escolha óleos à base óleo de coco, abacate, azeite extra virgem ou argan, se quiser clarear ou escurecer o cabelo também pode adicionar camomila ou nogueira e destacar seus reflexos de uma forma natural e nutritiva.
Como fazer umectação em cada tipo de cabelo
Se o seu cabelo é normal a seco, aplique o óleo do meio às pontas à temperatura ambiente, sobre seu cabelo recém lavado, ainda muito úmido e penteie como você costuma fazer.
Se o seu cabelo é misto ou oleoso, aplique no cabelo limpo e seco apenas nas pontas, não se esqueça de usar somente gotas do óleo morno, para isso esfregue em suas mãos para aquecê-lo um pouco.
Os óleos mais recomendados
A umectação com oleo de côco e umectação com azeite de oliva são as mais indicadas, porque estes óleos são econômicos e, na grande maioria dos casos, os melhores resultados são obtidos com eles.
Além disso, está comprovado que esses óleos são os únicos que penetram na fibra capilar, por isso é bom usá-los como base e misturá-los com algumas gotas óleo de argan, rosa mosqueta, calêndula, camélia, jojoba, amêndoas, etc.
Umectação com oleo de côco como fazer?
Você pode misturar oleo de côco com folhas frescas de alecrim. Deixe marinar por algumas semanas em um lugar onde não há luz. Como resultado, é obtido o óleo de alecrim, que pode ser usado para estimular o crescimento do cabelo.
Como Tirar Umectação do Cabelo
Método UCPE para retirar a umectação sem shampoo
A recomendação de especialistas é usar um shampoo de limpeza profunda ou, alternativamente, um shampoo normal com sulfato.
Todos os produtos para lavar o cabelo removem o óleo da umectação, o shampoo com sulfato, shampoo sem sulfato e condicionador para co-wash. Mas, uma lavagem forte e prejudicial não é necessária toda vez que o óleo é usado, embora algumas pessoas prefiram usa-lo.
O que é o método UCPE?
A sigla UCPE significa às etapas do método: Umectar, condicionar, pausar e enxaguar.
É um método para remover o óleo dos fios depois de passar o óleo vegetal, de forma que o tratamento não seja perdido, mas o cabelo não fique oleoso e pesado. Assim a umectação será bem sucedida e não precise do shampoo.
O que é necessário para fazer o método?
Um condicionador co-wash, sem derivados de petróleo, sem silicones, sem sulfatos. De preferência um condicionador leve, fácil de espalhar e também sem proteínas e óleos.
Como fazer com passo a passo do método UCPE:
Umectar: A umectação com óleo já está explicada acima. Depois de fazer isso e esperar alguns minutos ou várias horas na umectação noturna, é hora de passar para o próximo estágio.
Condicionar: Divida o cabelo em mechas e em cada uma, use o condicionador para co-wash massageando com delicadeza, até que todos os fios estejam encharcados. Quando todas as mechas estiverem com o condicionador, você deve passar pela raiz, na parte inteira que esta com óleo, massageando bem.
Pausar: Desembarace o cabelo com os dedos ou pente, como preferir e deixe o condicionador misturar com o óleo para que os dois possam sair juntos durante o enxágue. Espere pelo menos 15 minutos, sem enxaguar.
Durante a espera, você pode iniciar seu banho normalmente e aproveitar para esfoliar o corpo, depilar, usar máscara no rosto, etc. O vapor de água ajudará no processo.
Enxaguar: Depois da pausa, enxágue bem o cabelo, com muita água, massageando o couro cabeludo e desembaraçando todo o comprimento. Siga este passo até sentir um nível normal de limpeza.
Depois do método UCPE, o que fazer?
Depois do cabelo limpo e condicionado, você pode sair do chuveiro e pentear como quiser. Mas se você preferir, pode fazer todo o ritual de lavagem normalmente: co-wash ou shampoo sem sulfato, máscara, condicionador. A única recomendação é que a máscara não seja de nutrição, com óleos, ou o cabelo terá uma overdose de óleo.
O método UCPE serve para todos os tipos de cabelo?
Não há contra-indicações para o método, por isso todos os tipos de cabelo, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, com ou sem química e todas as idades.
Mas isto tem que ser testado , pois pode ser que não funcione bem com o seu cabelo, ou que você não goste da sensação, ou prefira simplesmente lavar com xampu, pois é mais rápido.
O método é bom para quem adora umectação com óleo, mas não vê muito resultado, pois retira todo o óleo com o shampoo. Ou quem gostaria de umectar todas as semanas, mas não quer usar shampoo toda semana. Com o método pode-se fazer a umectação sem a obrigatoriedade de limpeza profunda no dia seguinte, também tem maiores benefícios dos óleos, que são mantidos e não são perdidos.
Com que frequência é aconselhável fazer a umectação?
A periodicidade com que os óleos devem ser usados depende da condição do cabelo. Se estiver muito seco, duas vezes por semana será suficiente. Se esta normal, uma vez por semana e complementar com máscaras hidratante.
Existe alguma precaução que deve ser tomada?
É importante comprar óleos vegetais puros e certificados, pois além de ter o efeito benéfico para os fios, é sempre possível que uma pessoa seja alérgica aos ingredientes dos óleos. Em alguns lugares vende-se óleos compostos com petróleo e silicones, que podem produzir reações estranhas em algumas peles sensíveis.
Avalie este artigo!