Conheça todos os tipos de cabelo
O tipo de cabelo natural de uma pessoa é um assunto discutível há bastante tempo. Revistas de moda, hairstylists, fashionistas criaram diferentes maneiras de categorizar o cabelo, tornando confuso e quase impossível determinar o seu tipo de cabelo.
Infelizmente, isso também contribui para que produtos de cabelo usados por homens e mulheres, podem não ser o mais adequado para seus tipos de cabelo e podem desta maneira, levar a mais danos do que benefícios.
Contudo, em 1997 um sistema de tipo de cabelo padrão foi reconhecido pela indústria. Este sistema, intitulado Andre Walker Hair Typing System, fazia parte do livro “Andre Talks Hair” do premiado hairstylist Andre Walker.
Além de desenvolver esse sistema revolucionário, Walker também é hairstylist de Oprah Winfrey desde 1986. Ele ganhou o Emmy Daytime Award por Melhor Performance em Hairstyling sete vezes, e recebeu o prêmio L.E.O, prémio Thurgood Marshall Fashion Icon Award e o prémio Bronner Brothers Industry Icon Award. Então, ele sabe do que está falando!
Tipos de cabelos
Identifique o seu tipo de cabelo com a tabela acima
O sistema de tipos de cabelo de Andre Walker explicado
O sistema Andreas Hair Typing inclui um número e uma letra para categorizar o cabelo.
Qual o nome dos tipos de cabelo?
Os tipos de cabelo são nomeados de acordo com sua curvatura e textura, divididos em números e letras:
- Tipo 1: Liso (1A, 1B, 1C).
- Tipo 2: Ondulado (2A, 2B, 2C).
- Tipo 3: Cacheado (3A, 3B, 3C).
- Tipo 4: Crespo (4A, 4B, 4C).
Cada nomenclatura facilita a identificação dos cuidados e produtos mais adequados para cada fio.
Base de cor e textura dos cabelos
Nossa estrutura capilar é composta principalmente por queratina resistente a proteínas. No entanto, nossas fibras capilares têm uma estrutura composta por várias camadas diferentes.
As três camadas diferentes são a cutícula, que consiste em várias camadas de células finas e planas, o córtex, que contém queratina, é agrupado em uma estrutura celular e a medula, uma área desorganizada e aberta no centro da fibra.
Cada camada desempenha um papel na característica do nosso cabelo. A medula não está sempre presente e é uma região aberta e não estruturada.
A casca, ou a camada do meio do cabelo, é a principal fonte de força mecânica e ingestão de água. O córtex contém melanina, que colore a fibra e determina a cor do seu cabelo, com base no número, distribuição e tipos de grânulos de melanina. A forma desses folículos determina a forma do córtex, e a forma da fibra está relacionada a quão retas ou encaracoladas seu cabelo é.
Pessoas com cabelos lisos têm fibras arredondadas, e pessoas com fibras ovais e outras tendem a ter cabelos mais ondulados ou encaracolados.
A cutícula é o revestimento exterior do cabelo, a sua estrutura desliza à medida que o cabelo incha e é coberta com uma camada molecular única que faz o cabelo repelir a água.
Sistemas de Classificação dos Tipos de Cabelo
Quais são os 4 tipos de cabelo?
Os 4 tipos principais de cabelo são:
- Liso (Tipo 1) – Fios retos e sem curvatura.
- Ondulado (Tipo 2) – Fios com curvas suaves em formato de “S”.
- Cacheado (Tipo 3) – Cachos bem definidos, formando espirais.
- Crespo (Tipo 4) – Fios com curvatura em formato de “Z”, geralmente mais densos e volumosos.
Cada tipo pode ser subdividido em categorias como 1A, 2B, 3C, etc., dependendo da textura e do padrão dos fios.
Como classificar seu cabelo?
Para classificar seu cabelo, observe a textura, curvatura e espessura dos fios:
- Lave o cabelo e deixe-o secar naturalmente.
- Avalie se ele é liso, ondulado, cacheado ou crespo.
- Identifique o subtipo analisando a definição dos cachos (ou ausência deles) e o volume.
Existem tabelas e guias disponíveis que podem ajudar a determinar se o seu cabelo é, por exemplo, 2A, 3B ou 4C.
4 passos simples para conhecer o seu tipo de cabelo
Para determinar qual é o seu tipo de cabelo, há vários sistemas que ajudam a classificar seu padrão de ondulação. É importante saber qual é o seu tipo de cabelo, pois é uma boa maneira de saber o quanto seu cabelo é suscetível ao dano e, por sua vez, como cuidar de seu cabelo adequadamente.
O sistema Andre Walker é o sistema mais utilizado para classificar os cabelos. O sistema mostra quatro categorias de tipos de cabelo, todas com subcategorias que estão nos detalhes a seguir.
TIPO 1: CABELO LISO
O tipo 1 é cabelo liso, que reflete o maior brilho e também é mais resistente do que todos os tipos de cabelo.
Cabelos lisos são muito difíceis de danificar e enrolar. Isso ocorre porque o sebo nesta textura do cabelo se espalha facilmente no couro cabeludo até as extremidades sem cachos ou torções, e também é o tipo com mais cabelo.
Caracterizado como um tipo de cabelo teimoso quando se trata de modelagem e ondulação, cabelo liso também é o mais resistente entre os quatro principais tipos. Aqueles com cabelos lisos geralmente se queixam de um cabelo gorduroso ou oleoso.
No Brasil apenas 18% das mulheres nascem com os fios lisos e segundo uma pesquisa mostrou, 63% gostariam de ter este tipo de cabelo. Não à toa, que a escova progressiva, que é um método de alisamento de cabelos, surgiu no Brasil e se tornou bastante popular.
- 1a – Cabelo super fino e macio com fios muito finos e brilho visível;
- 1c – Comparado ao cabelo liso 1a, 1b tem mais corpo e textura;
- 1c – Este tipo de cabelo ainda é liso, mas definitivamente o mais bagunçado de todos os tipos de cabelos lisos
Produtos ideais para cabelos lisos: Shampoo Seco, Mousse para Volume e Fixador para Modelar.
TIPO 2: CABELO ONDULADO
O cabelo ondulado tem uma textura e brilho entre o cabelo liso e cacheado e é provável que fique sem controle. Cabelos finos e ondulados podem ser facilmente domados e estilizados, no entanto, cabelos médios e grossos podem ser difíceis de pentear.
O cabelo ondulado tem o melhor dos dois mundos, já que não é muito liso ou muito encaracolado para se tornar difícil de manejar. Este tipo de cabelo não é muito seco ou muito oleoso também. No entanto, o cabelo ondulado tende a ficar frisado.
26% das mulheres no Brasil tem o fios levemente ondulados, 29% naturalmente mais ondulados.
- 2a – Há essa sugestão de onda, mas o cabelo ainda é delicado e fino. Quando se trata de estilo, esse tipo de cabelo é fácil de enrolar ou alisar;
- 2b – Esse tipo de cabelo tem ondas que seguem a forma da cabeça da pessoa;
- 2c – O mais grosso de todos os tipos de cabelos ondulados, o cabelo 2c frequentemente leva a um frizz indesejado.
Produtos ideais para cabelos ondulados: Óleos vegetais para o frizz e pontas duplas, Spray para modelar e Máscara Hidratante Anti-Frizz para recuperar o brilho.
TIPO 3: CABELO CACHEADO
O tipo 3 é o cabelo cacheado, conhecido por ter uma forma em S. O padrão deste tipo de cabelo lembra a forma de um ‘s’ e às vezes um ‘Z’. Este tipo de cabelo é geralmente volumoso, dependente do clima e propenso a danos. Se o seu cabelo cacheado ou encaracolado não tiver o devido cuidado, pode resultar em cachos menos definidos.
Esses tipos de cabelos cacheados têm um padrão distinto sendo ligeiramente vulnerável a danos, mas ainda pode parecer cheio e volumoso com cuidado constante. Além disso, o cabelo crespo tende a não apresentar brilho, uma vez que os cachos ficam mais apertados.
8% das mulheres no pais têm os cabelos levemente cacheados.
- 3a – Caracterizado por cachos soltos com um brilho distinto;
- 3b – Variando de espiral a ondas, o tipo 3B é descrito como tendo uma quantidade média de cachos;
- 3c – Tecnicamente, 3c não faz parte do sistema Andre Walker Hair Typing, mas foi adicionado por um grupo especializado no assunto. Se você tem cabelo enrolado ou cachos que não se encaixam nos tipos 3a , 3b ou cabelo crespo, então o seu tipo de cabelo pode ser um 3c.
Produtos ideais para cabelos crespos: Shampoo e Condicionador para cachos, Ativador e umidificador de cachos, Leave-in e Creme para Pentear e Definir.
TIPO 4: CABELO CRESPO OU AFRO
Característica do cabelo encrespado é uma mistura de crespo e enrolado que é geralmente muito frágil e com alta densidade. Este tipo de cabelo encolhe quando molhado, porque tem menos camadas de cutícula do que outros tipos de cabelo e, por isso, é mais suscetível a danos.
Este tipo de cabelo é cheio, bem enrolado e com ondas marcadas, geralmente encontrado em cabelos de afrodescendente. Além de ser difícil de domar, este tipo de cabelo também é frágil, rígido com pouca ou nenhuma flexibilidade e pode parecer curto por ter fios densamente compactados.
Tipos de cabelo crespo correspondem 17% e o afro somente 2% devido a grande miscigenação no Brasil.
- 4a – é caracterizado por ondas marcadas, mas como pode ser parecido com o tipo 4b, sendo identificado quando esticado e visualizado um padrão em ‘S’;
- 4b – Este tipo de cabelo é descrito como cachos com padrões indefinidos, ângulos agudos quando dobrados, e mostra um padrão ‘Z’ quando esticado.
Produtos ideais para cabelo crespo: Gel Creme Hidratante Para Cabelo, Leave-in e máscaras com óleo de coco e Manteiga de karité.
O que é cabelo 3C e 4C?
- Cabelo 3C: Possui cachos bem definidos e apertados, com textura geralmente fina a média, bastante volumoso e com tendência ao frizz.
- Cabelo 4C: É o tipo mais crespo, com fios em formato de “Z” e menos definição natural de cachos, mas muito denso e volumoso.
Ambos os tipos requerem hidratação intensa e cuidados específicos para manter a saúde e a definição.
Conclusão:
Densidade, textura, elasticidade, porosidade e outros fatores podem afetar o tipo de cabelo que você tem, mas esse sistema de tipo de cabelo pode servir como um guia geral para a maioria dos tipos de cabelo. Dessa forma, você consegue saber quais produtos para cabelo são os melhores para lavar, modelar e cuidar dos cabelos com base na estrutura do seu cabelo.
Conhecer o seu tipo de cabelo é muito importante, pois pode ajudá-la a decidir qual é a melhor maneira de cuidar do seu cabelo. O seu estilo de vida e a forma como cuida do seu cabelo podem ajudar no ciclo de crescimento e, em alguns casos, ajudar a reduzir o risco de queda de cabelo.