Shampoo com pH baixo pode melhorar o cabelo?
Há muita dúvida sobre tipos de cabelos e como o shampoo com pH baixo pode contribuir para reparar não somente os cabelos danificados, como manter todos os tipos de fios saudáveis. A questão que é frequentemente levantada é como o nível de pH do shampoo pode afetar o cabelo e o couro cabeludo com o passar do tempo.
Muitas pessoas podem ter diversos problemas com o cabelo, como a queda, enfraquecimento, ressecamento, pontas duplas, relacionados a diversos fatores como má alimentação, genética, doenças, poluição ou simplesmente o uso de produtos inadequados.
Confira como o shampoo com pH baixo pode ajudar no bom estado de todos os tipos de cabelos, sejam eles danificados, crespos, oleosos ou normais. Aprenda também dicas simples para balancear naturalmente o pH do seu cabelo.
O que é pH e como é medido?
O Potencial Hidrogênio (pH), é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada substância. Esta unidade de medida pode dizer ou não se certos tipos de soluções, tais como shampoos e sabonetes, são ácidos ou alcalinos.
O pH alto pode tornar o shampoo muito agressivo causando irritação ao couro cabeludo e a pele. Como podemos ver na imagem acima a tabela de pH, os valores tem variação entre uma escala de 0 a 14. O valor 7 é um pH neutro ou básico, isto significa que a solução é mais parecida com a água. Na escala de 1 a 6.9 significa que a solução é ácida, como o pH do vinagre. Enquanto os valores de 7.1 à 14, diz que o pH da solução é alcalina, como a amônia.
O pH do cabelo humano natural fica em entre 4,5 e 5,5, isso faz com que não ocorra o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo e também mantém as cutículas dos fios alinhadas e saudáveis.
Por que o pH do Shampoo é tão importante?
A maior parte dos shampoos são fabricados com um pH entre 6 e 7. Isso pode variar um pouco, dependendo para o que o shampoo foi formulado e para tentar resolver o problema que a pessoa tem com o cabelo, como por exemplo um cabelo mais seco ou mais oleoso.
O nosso cabelo é formado por estruturas chamadas de “ponte de dissulfeto”. Esta estrutura é o que compõe o interior do cabelo e determina o tipo de textura que ele vai ter. Se você tem cabelo crespo, cabelo fino, ou pelos grossos pode culpar esta estrutura natural. As pontes de dissulfeto podem ser modificadas através de químicas, como permanentes, alisantes químicos e escovas progressivas. Estes produtos alisantes, tem que ter o pH equilibrado, caso contrário se forem muito alcalinos, destruirá a ponte de dissulfeto ao ponto de dissolver o fio.
Um bom exemplo de como o pH do shampoo pode afetar a saúde do couro cabeludo é a caspa, que pode ser acompanhada de coceira, descamação, ressecamento, eczema e psoríase, que é originada por um fungo que geralmente é controlada pelo nosso organismo naturalmente. Mas se a pessoa acometida pela caspa fizer uso de shampoos com pH muito alto, o fungo poderá se desenvolver e crescer sem controle. Por isso, nesses casos é aconselhável o uso de shampoos e finalizadores com pH entre 6 ou 7, assim o fungo não terá ambiente para se multiplicar.
Muitos shampoos infantis não ardem os olhos, porque o pH é balanceado ou neutro, isso significa que tem pH equilibrado de valor 7 com baixa acidez. É importante destacar que estes xampus infantis não são indicados para quem faz uso de escova progressiva, porque na verdade o pH desses shampoos variam de 7,2 a 7,5, ou seja, eles são alcalinos. E para quem tem química nos cabelos, o uso diário terá como resultado o ressecamento gradual dos fios, e consequentemente vai fazer sua escova progressiva durar menos.
Shampoo com pH baixo para Cabelos com Química
Por melhor que seja a máscara, condicionador ou tratamento que você usa, não vai fazer muita diferença se você usar antes um shampoo de má qualidade ou muito agressivo para o seu tipo de cabelo.
Shampoo com pH baixo prolonga o efeito dos cabelos alisados. Por isso se você tem química nos cabelos, o ideal é se preocupar com o pH baixo do que o se o shampoo contém ou não sal. Mas isso não quer dizer que o shampoo sem sal está liberado para esse tipo de cabelo, pois os que dizem não conter sal, possuem na formulação o cloreto de sódio. Mas são diferentes dos shampoos comuns, que não tem a informação de não conter sal.
Principalmente para quem tem Escova Progressiva nos cabelos, recomenda-se o uso de shampoo com pH de neutro a ácido.
Conclusão:
É certo e definitivo que o pH afeta de forma significativa a saúde dos fios. O shampoo com pH baixo irá manter o seu cabelo e couro cabeludo em boas condições e ajudar a sua máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução a agir com maior intensidade.
Dê uma atenção especial na hora de comprar seu shampoo, leia se na embalagem contém o nível de pH ou se a formula é balanceada para o seu tipo de cabelo e escolha o tipo de shampoo ideal para ter um equilíbrio natural, dependendo da necessidade, como cabelo sem brilho, oleoso ou couro cabeludo seco .
DICAS:
- Uma forma simples e natural para reduzir o pH do cabelo, é usar vinagre de maçã que tem pH em torno de 3.
- Use para enxaguar o cabelo depois de lava-lo, misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 200 ml de água filtrada e aplique com ajuda de um borrifador. Pode-se enxaguar essa mistura depois de alguns minutos ou deixar no cabelo já que o cheiro do vinagre some após alguns minutos. O vinagre de maçã é menos ácido que o vinagre comum branco. Use de 15 em 15 dias ou sempre que achar necessário.
- O suco de limão tem pH em torno de 2, e também é um ótimo regulador de pH fechando as cutículas dos fios. Misture o suco de meio limão com 400 ml de água, deixe por alguns minutos e enxague muito bem.
Avalie este artigo!
Gostaria de saber o nome do shampoo com o PH baixo.